Subscribe:

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Susã (SHUSHAN)

No livro de Neemias no capitulo 1 e verso 1 ele declara estar na Fotaleza de Susã.
Resolvi postar um breve comentário acerca deste lugar em que Neemias e outros personagens da bíblia esteve espero que gostem e aproveitem.
Susã fica situada a 320 quilômetros a leste de Babilônia, era a capital da antiga Elão (Susiana), e mais tarde foi capital de invernodos reis persas.Destacou-se como cenário de muitos acontecimentos biblicos nosa tempos de Daniel, de Neemias, da rainha Ester e do rei Assuero (Xerxes).
Os franceses realizaram escavações aqui em 1852 sob a direção de W.K. Loftus, reiniciaram-nas em 1884 com M.Dielafoy, e têm continuado a tarefa sob a direção de Jaques Morgam e de outros. As ruínas estão divididas em quatro seções e cobrem uma superfície de uns 1.985 hectares. Portanto, talves nunca seja completamente escavada.
Dieulafoy, ajudado por sua esposa, descobriua fortaleza do palácio que o autor do livro de Ester chama "a cidadela de Sus".Esta cobria uma superfície de 50 hectares, tinha sido levantada à grande altura por sobre a cidade cicundante. Era constituída da sala do trono, o "palacio real" e "o harém", junto com os átrios interior e exterior, o jardim do palácio, pilaresescadas, terraços e várias passagens abobadadas. A sala do trono era um grande salão hipostilo que cobria quase meio hectare de terreno. A sala tinha 36 colunas, seis fileiras de seis colunas cada uma, com capitéis talhados em forma de touros ajoelhados, espáduas com espátuas, e compridas vigas de cedro do libano que atravessavam a grande distância entre as maciças colunas. Para este local vinha o rei quando se sentava sobre o trono de seu reino, e aqui eram celebrados seus banquetes e os acontecimentos sociais do estado, tais como o prolongado banquete descrito no primeiro capítulo do livro de Ester. O piso da sala do trono estava todo calçado de mármore vermelho, azul. branco e negro, tal como tem sido descrito no livro de Ester. Sobre este piso de mármore caminhou a formosa rainha Ester. Arriscando sua própria vida,aproximou-se do trono de reposteiro carmesim, parando justamente diante do tapete sobre o qual só os pés do rei podiam caminhar, para interceder pela vida do povo.

Referência acerca do uso da biblia Thompson

0 comentários:

Postar um comentário